quinta-feira, 28 de abril de 2011

Fluorescência e Fosforescência

Emissão de Luz.

Na Fluorescência, a emissão da radiação é direta, ou seja, passa direto do estado fundamental para o excitado e, deste, para o fundamental. Portanto, no caso da fluorescência, quando a emissão de luz externa acaba, a radiação é finalizada. Um bom exemplo prático para contextualizar a fluorescência são as marcações de trânsito nas ruas, com faixas e placas, que dependem da luz externa para serem iluminadas. Depois que a fonte de emissão termina, ou seja, assim que os carros passam, apagam-se.
Outro exemplo são os adesivos iluminados inseridos pelos atletas noturnos nas bicicletas, skates e patins, e também nos uniformes de pessoas que trabalham à noite nas estradas e rodovias com o intuito de evitar acidentes.

Na Fosforescência, o elétron passa do estado excitado para um intermediário e só depois para o fundamental. Explique para
os alunos que, nesse caso, a energia que excitou os elétrons vai sendo liberada gradativamente na forma de fótons e, por isso, a
luz dos objetos fosforescentes dura mais tempo.

Gelo Quente.

Produzindo o Gelo.

Acetato de Sódio

Acetato de sódio é um composto cristalino incolor que é conhecido como sal anidro ou trihidratado. Ambas as formas são solúveis em água e éter e ligeiramente solúveis em etanol. O acetato ou etanoato de sódio é usado em tampões para controlo de pH em muitas aplicações de laboratório, em produtos alimentares e em electrogalvanização. É usado também na tinturaria, sabões, farmacêutica e em fotografia.

Além disso, por ser um processo altamente exotérmico, a cristalização do acetato de sódio encontrou aplicação em compressas quentes, na forma de uma bolsa plástica selada, contendo uma solução super saturada de acetato de sódio em água e um pequeno disco metálico.



Materiais e Reagentes     

  • Panela
  • Colher
  • Água
  • Acetato de Sódio
  • Recipiente
  • Geladeira

Procedimento Experimental:

Medir 50 ml de água;
Deixar a água aquecer até chegar a uma temperatura próxima dos 70ºC
(manter sempre essa temperatura);
Ir adicionando acetato de sódio até formar uma solução saturada;
Depois de saturada retirar a solução da panela e adicionar em um recipiente, em seguida levar á geladeira durante aproximadamente 4 horas
Colocar um pouco da mistura e tocar na mistura com o dedo;

Petróleo Uma das Maiores Riquezas Mundial.

HISTÓRICO

Há muito, os antigos conheciam o petróleo e alguns de seus derivados, como o asfalto e o betume. Contudo, não se sabe exatamente quando eles despertaram a atenção do homem.  Na fase pré-histórica da utilização do petróleo, referências esparsas nos levam a crer que era conhecido do homem há 4 mil anos a.C.
Foi descrito por Plínio em sua História Natural e, segundo Heródoto, grande historiador do século V a.C, Nabucodonosor usou o betume como material de liga na construção dos célebres jardins suspensos da Babilônia.

De acordo com a Bíblia, foi usado na Torre de Babel e na Arca de Noé como asfalto, para sua impermeabilização. Além disso, uma descoberta arqueológica, efetuada há alguns anos atrás, revelou indícios do emprego do asfalto, no século IV, como material de construção de cidades.   



Na Ásia Menor (Oriente Médio), onde se encontram atualmente as maiores jazidas petrolíferas do mundo, o imperador Alexandre, numa de suas expedições observou, a presença de chamas surgidas do seio da terra e de uma fonte de combustível que chegava a formar um lago.
Os egípcios utilizavam o petróleo para embalsamento de mortos ilustres e como elemento de liga nas suas seculares pirâmides, ao passo que os romanos e gregos usavam-no para fins bélicos.
Muito antes da descoberta do Novo Mundo, os indígenas das Américas do Norte e Sul, serviam-se do petróleo ou de alguns de seus derivados naturais para inúmeras aplicações - entre elas a pavimentação das estradas do império inca.

A moderna era do petróleo teve início em meados do século XIX, quando um norte-americano conhecido como Coronel Drake encontrou petróleo a cerca de 20 metros de profundidade no oeste da Pensilvânia, utilizando uma máquina perfuratriz para a construção do poço.